MISSÃO

A Coalizão Ciência e Sociedade tem a missão de divulgar e traduzir informações científicas de forma clara e fundamentada, desvinculadas de interesses particulares e dogmáticos, para subsidiar diálogos objetivos e aprofundados sobre temas socioambientais relevantes para o Brasil e contribuir com a elaboração e avaliação de políticas públicas, fomentando o controle social responsável e construtivo.

ATUAÇÃO

A Coalizão Ciência e Sociedade, iniciada em fevereiro de 2019, é um movimento plural e interdisciplinar que congrega cientistas representando todas as regiões do Brasil, reconhecidos, nacional e internacionalmente, por sua relevante atuação acadêmica em diversas áreas do conhecimento.

A Coalizão Ciência e Sociedade atua na interface ciência-política, comunicando ideias, reflexões, e resultados de pesquisas à sociedade e contribuindo com o diálogo para a tomada de decisão informada, com base no melhor conhecimento disponível, para viabilizar um modelo de desenvolvimento para o Brasil pautado na relação harmoniosa com o meio ambiente e sua sociobiodiversidade.

A Coalizão Ciência e Sociedade busca cooperar com os poderes legislativo e executivo para subsidiar agendas socioambientais importantes e propostas de leis com conhecimento científico.

A atuação dos cientistas na Coalizão Ciência e Sociedade é voluntária.

Mercedes Bustamante

Mercedes Bustamante

Professora da Universidade de Brasília (UnB), membro da Academia Brasileira de Ciências e atualmente uma das principais referências no bioma Cerrado. Atua principalmente na área de ecologia de ecossistemas em particular em temas relacionados a mudanças no uso da terra, biogeoquímica e mudanças ambientais globais.