Close

Grandes temas ambientais em eventos online com cientistas da Coalizão Ciência e Sociedade

Selecionamos eventos online realizados durante a quarentena, nos quais cientistas da Coalizão Ciência e Sociedade debatem temas ambientais urgentes como a crise climática, as queimadas na Amazônia e no Pantanal, o futuro dos oceanos, o valor dos serviços ecossistêmicos e da sociodiversidade, entre outros. Para acessar os eventos, basta clicar nas palavras em negrito. 

 

 

  1. Para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade, em 22 de maio, a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC realizaram o webinar “Biodiversidade, crise climáticas, economias e pandemias”. O evento online contou com a participação de três cientistas da Coalizão Ciência e Sociedade: Eduardo Brondízio, da Universidade de Indiana e um dos coordenadores do Relatório Global sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/IPBES, Carlos Alfredo Joly e Cristiana Seixas, coordenadores da BPBES. O webnar contou também com a participação de Carlos Eduardo Frickmann Young, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em economia ambiental, e Bráulio de Souza Dias, da Universidade de Brasília/UnB e ex-Secretário da Convenção da Diversidade Biológica, além do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.
  2. Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) organizou o webinar “Biodiversidade, Crise Climática e a Revolução do Futuro”. O encontro discutiu os desafios e as oportunidades que permeiam a interface entre a agenda de conservação da biodiversidade e das mudanças climáticas e teve a participação de quatro cientistas da Coalizão: Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília/UnB, que é coordenadora da Coalizão, Carlos Nobre, do Instituto de Estudos Avançados da USP e Presidente do Conselho Diretor do PBMC, Rafael Loyola (FBDS) e Fabio Scarano (UFRJ). O debate contou também com a participação de Andrea Santos (UFRJ), Secretária Executiva da PBMC, e teve o apoio do Programa Biota/Fapesp, FBDS e Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas PBMC.
  3. O webnar sobre Emergência Climática: desertificação, conflitos e outros impactos imediatos, realizado em 6 de junho pela 9a. Mostra Ecofalante de Cinema , teve como debatedores o físico Paulo Artaxo (USP) e o cineasta Fernando Meirelles. A mediaçãoo foi da jornalista Daniela Chiaretti.
  4. No Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho, a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) realizou o webinar “Biodiversidade, Sociedade e o Futuro dos Oceanos”, que contou com a participação de quatro cientistas da Coalizão Ciência e Sociedade: Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Ronaldo Christofoletti, da Universidade Federal de São Paulo, Leopoldo Gerhardinger, do Painel Mar, e Leandra Gonçalves (IO-USP/Liga das Mulheres pelos Oceanos), que neste evento atuou como moderadora. O evento contou ainda com a participação de Beatrice Padovani Ferreira, da Universidade Federal de Pernambuco, e teve a pesquisadora Aliny Pires (UERJ/BPBES) como anfitriã, O webinar foi realizado com o apoio do Programa Biota/Fapesp, Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Instituto Oceanográfico da USP, Painel Mar e Liga das Mulheres pelos Oceanos.
  5. A revista Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, ligada ao Instituto Oceanográfico e ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, lançaram em 16 de julho a websérie “O Futuro dos Oceanos”, com o objetivo de compartilhar com a sociedade as desafios e as ações que buscam promover a preservação e melhoria da qualidade ambiental dos nossos mares. Com mediação do oceanógrafo Alexander Turra (USP), a série tem doze episódios e conta com a participação não apenas de cientistas e pesquisadores, como também de ativistas, lideranças comunitárias, educadores, esportistas e profissionais de diversas áreas ligadas ao mar.
  6. Em 30 de julho, o Núcleo de Estudos Avançados do IOC/Fiocruz, em homenagem aos 120 anos do Instituto Oswaldo Cruz e da Fiocruz, realizou debate sobre “O futuro pós-pandemia” com a participação de dois cientistas da Coalizão Ciência e Sociedade: a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), professora titular aposentada da Universidade de Chicago e da Universidade de São Paulo (USP), e Renato Cordeiro, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. A live contou também com as presenças de Rubens Ricupero, diplomata, ex-ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, ex-ministro da Fazenda e presidente do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, Luiz Eduardo Oliveira e Cruz Aragão, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), chefe da Divisão de Sensoreamento Remoto e coordenador do Grupo de Pesquisa de Ecossistemas e Ciências Ambientais nos Trópicos (TREES).
  7. As cidades e os extremos climáticos. No canal do Youtube do Papo Com Ciência, a cientista Mariana Moura recebeu, no dia 31 de julho, a pesquisadora Gabriela Di Giulio, professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP e integrante da Coalizão Ciência e Sociedade, para uma conversa sobre o nível de preparo das cidades em relação aos extremos climáticos.
  8. O projeto Ecoando Sustentabilidade promoveu em 12 de agosto uma live sobre “A importância do trabalho conjunto da Universidade Pública e da Sociedade Civil Organizada para a sustentabilidade socioambiental”. Para discutir o assunto, convidou a professora Michele de Sá Dechoum, da Universidade Federal de Santa Catarina, que desenvolve projetos voltados para a gestão de áreas naturais, considerando, entre outras coisas, o manejo de espécies invasoras.
  9. Em 21 de agosto, o podcast Reconecta, do jornalista Rafael Duarte, reuniu dois cientistas da Coalizão Ciência e Sociedade. Os biólogos, professores e pesquisadores da UERJ Helena Bergallo e Carlos Frederico Rocha falaram sobre “O valor da biodiversidade para o equilíbrio do planeta”.
  10. A atual situação da Amazônia e a importância da bioeconomia na preservação da floresta foram os temas da live “Inovação Verde”, produzida pelo Estúdio Folha em parceria com a empresa de cosméticos Natura. Com mediação do jornalista Marcelo Leite, colunista da Folha, a live teve as participações da ecóloga Ima Vieira, pesquisadora do Museu Goeldi e integrante da Coalizão Ciência e Sociedade, do arqueólogo Eduardo Neves, que pesquisa a Amazônia há 30 anos, e de João Paulo Ferreira, CEO de Natura &Co América Latina.
  11. Fogo na Amazônia e no Pantanal. Em 10 de setembro, a jornalista Vera Magalhães mediou um debate sobre o tema com a cientista Érika Berenguer, professora das universidades de Oxford e Lancaster e uma das maiores especialistas em Amazônia do mundo, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o jornalista Cláudio Ângelo.

 

  • Acesse também o nosso canal no Youtube para assistir a vídeos realizados e protagonizados por cientistas.
Coalizão Ciência e Sociedade

Coalizão Ciência e Sociedade

A Coalizão Ciência e Sociedade é formada por cientistas de instituições de ensino e pesquisa de todas as regiões brasileiras. Você pode conferir todos aqui

A Coalizão Ciência e Sociedade é formada por cientistas de instituições de ensino e pesquisa de todas as regiões brasileiras. Você pode conferir todos aqui

Related Posts