Close

Os riscos da pesca esportiva em áreas de proteção integral

Em artigo publicado pelo jornal Folha de São Paulo em 02 de março de 2020, três pesquisadores da Coalizão Ciência e Sociedade analisam os ricos e consequências advindos da portaria no 91 do governo federal, publicada em 5 de fevereiro último para permitir a pesca esportiva também em algumas unidades de proteção integral.

 

Com o título Pesca em áreas esportivas: regulamentar para quem?, o artigo dos cientistas Helder Lima de Queiroz (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá), Adalberto Val e Maria Teresa Piedade (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), explica por que as áreas de elevada importância biológica têm proteção integral e esclarece que, mesmo naquelas áreas  em que a pesca é permitida, a sustentabilidade dessa atividade depende de fatores como as espécies de peixes presentes e sua abundância, os ambientes de pesca, o público beneficiário e os apetrechos que serão empregados.

“A facilitação da introdução de espécies invasoras e mesmo a modalidade pesque e solte (que resulta em mortalidade e estresse dos peixes) podem resultar na perda da biodiversidade em ecossistemas aquáticos.” Para os três cientistas, ao não considerar esses aspectos, a portaria do governo federal cria condições para que a pesca esportiva ocorra de modo indiscriminado em todos os tipos de unidades de conservação do Brasil, sem planejamento e sem a especificação do público beneficiário.

O fato de que a portaria não explicita os mecanismos de controle dos órgãos responsáveis é especialmente preocupante. Sem essa previsão, caberá aos usuários o controle sobre as espécies pescadas e os apetrechos empregados, o que certamente irá contribuir para a perda de biodiversidade.

Leia aqui a íntegra do artigo publicado na Folha de São Paulo:

Pesca em áreas protegidas: regulamentar para quem?

Foto: José Sabino

Coalizão Ciência e Sociedade

Coalizão Ciência e Sociedade

A Coalizão Ciência e Sociedade é formada por cientistas de instituições de ensino e pesquisa de todas as regiões brasileiras. Você pode conferir todos aqui

A Coalizão Ciência e Sociedade é formada por cientistas de instituições de ensino e pesquisa de todas as regiões brasileiras. Você pode conferir todos aqui

Related Posts