Close

Campanha de mobilização pela emergência da fome no Brasil

A ‘COALIZÃO CONTRA A FOME – A Ciência de mãos dadas com a cidadania’ é uma campanha de mobilização pela emergência da fome no Brasil, realizada nas redes sociais da Coalizão Ciência e Sociedade para incentivar as pessoas a contribuírem com Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam para diminuir este flagelo no país.

 

A ação nas redes sociais foi lançada em 15 de abril com um vídeo do pesquisador Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física (IF) da USP, que estuda as interações entre a floresta amazônica e as condições atmosféricas e climáticas. “A fome voltou ao Brasil com muita força, dados recentes mostram que pelo menos 19 milhões de pessoas no nosso país estão passando fome e cerca de 55% dos domicílios têm algum aspecto de insegurança alimentar”, destaca o cientista. Artaxo alerta que se trata de uma emergência que precisa de reação forte da sociedade e que o auxílio emergencial é insuficiente para alimentar uma família ao longo do mês. “Além de fazer ciência temos que fazer ciência cidadã, ajudando a mitigar esse problema da fome”, afirma.

Em seu vídeo para a campanha, a professora Mercedes Bustamante (UnB), coordenadora da Coalizão Ciência e Sociedade, lembrou que o problema da fome é particularmente crítico em lares chefiados por mulheres: “A fome agrava a questão da desigualdade de raça e gênero no Brasil”.

Como parte da ação, estamos divulgando esta lista de organizações que recebem doações de alimentos e trabalham na distribuição junto às populações vulneráveis:

Atuação em todo o Brasil:

REGIÃO SUDESTE

REGIÃO NORTE

REGIÃO NORDESTE

REGIÃO CENTRO-OESTE

REGIÃO SUL 

 

Coalizão Ciência e Sociedade

Coalizão Ciência e Sociedade

A Coalizão Ciência e Sociedade é formada por cientistas de instituições de ensino e pesquisa de todas as regiões brasileiras. Você pode conferir todos aqui

A Coalizão Ciência e Sociedade é formada por cientistas de instituições de ensino e pesquisa de todas as regiões brasileiras. Você pode conferir todos aqui